SEO

10 Erros De SEO Que Não Se Deve Cometer

10 Erros De SEO Que Não Se Deve Cometer
10 Erros De SEO Que Não Se Deve Cometer
4.3 (85%) 4 votes

Diga-me se isso soa familiar:

Você decide se concentrar no SEO como sua estratégia de tráfego principal, otimizando tudo para que o Google, Bing e Yahoo enviem milhares de visitantes por dia, gratuitamente.

Então, você corre para fazer suas pesquisas de palavras-chave, e você encontra algumas frases que estão trazendo grandes quantidades de tráfego.

Feliz com a oportunidade, você otimiza seu site para obter muitos links, esperando ver o seu site começar a subir nos resultados da pesquisa.

E isso acontece … devagar.

Depois de trabalhar nisso por várias semanas ou até mesmo meses, seu resultado certamente subiu, mas você ainda está na página dois ou três.

Nada que faça parece ajudar você a entrar na primeira página e não consegue deixar de pensar: “O que está acontecendo?”

A boa notícia é que todos nós estivemos lá.

O SEO é uma dessas estratégias que você pode implementar em algumas semanas, mas leva tempo para dominá-lo, para que você possa competir por palavras e frases de alto tráfego.

Você ainda está aprendendo e, com alguns ajustes, provavelmente conseguirá estar na primeira página, e até nas primeiras posições.

Em muitos casos, tudo o que você precisa fazer é corrigir alguns erros simples para começar a obter resultados.

Aqui estão os 10 erros de SEO mais comuns que eu vejo, além de claro, alguns conselhos sobre como corrigi-los !

10 Erros De SEO Que Não Se Deve Cometer

1. Não usar o Analytics para ver o que converte

Ter um bom SEO não quer dizer grandes quantidades de tráfego livre. É também sobre conversão.

É fácil ser pego observando quais frases estão gerando mais tráfego para você e, em seguida, ficar chateado quando você não consegue classificar essas palavras-chave supercompetitivas e de alto tráfego.

Mas o tráfego não é tudo que importa. Está aqui um dos erros de SEO.

Muitas vezes, as as palavras-chave de tráfego mais baixo são as mais bem-sucedidas porque são mais específicas, e conseguir rankings de primeira página para várias delas pode gerar muitas vendas.

Sério mesmo !

E a única maneira de descobrir isso é rastreá-las.

Use um software de análise para configurar o acompanhamento de conversões para suas palavras-chave e, em seguida, compare-as entre si para ver quais estão gerando os melhores resultados.

Saber isso ajudará você a otimizar melhor seu site como um todo, e saber quais esforços valem a pena e quais devem ser deixados pra lá.

2. Não otimizar para pesquisa local

Se você tem uma empresa que se concentra em clientes em uma determinada cidade ou região, é importante aprender mais sobre pesquisas locais.

A maioria dos mecanismos de pesquisa, incluindo o Google, lidam com isso de maneira um pouco diferente das palavras-chave mais globais.

Comece por incluir palavras-chave específicas da região nos títulos das suas páginas e nas meta descrições.

Você também pode incluir um endereço e um número de telefone local em suas páginas, como no cabeçalho ou no rodapé, para que você apareça nos resultados locais.

Finalmente, você pode se inscrever no Yelp, no Google Meu Negócio, no FourSquare e em outros sites locais de reviews e notas.

3. Não Otimizar para as Palavras-Chave certas

Este é um dos grande erros de SEO. É fácil cair na armadilha de otimizar para:

  • Palavras-chave globais, quando você só oferece serviços para clientes locais;
  • Palavras-chave genéricas que atraem visitantes que não têm interesse no que você oferece;
  • Palavras-chave que só trazem visitantes à procura de informações gratuitas, e não clientes potenciais interessados em comprar algo;
  • Palavras-chave amplas que têm muita concorrência, talvez com vários especialistas em SEO trabalhando em tempo integral para defender o primeiro ranking da página.

É melhor ser o mais específico possível.

Concentrar-se em palavras-chave genéricas pode gerar muito tráfego, se você tiver sucesso, mas quanto tempo isso levará e quão realístico será?

Às vezes, é melhor você optar por frases mais específicas, o que geralmente leva a classificações mais rápidas e a tráfego mais qualificado.

Por exemplo, um web designer não deseja simplesmente usar as palavras-chave “web design” no começo.

Seria mais fácil classificar para “serviços de web design para corretores de imóveis de são Paulo”, ou seja, palavras-chave que provavelmente começariam a produzir resultados imediatamente.

Você pode otimizar para palavras-chave mais competitivas à medida que seu website cresce e ganha autoridade.

4. Não ter Tags de título e de descrições exclusivas

Ainda me surpreende quando vejo sites que têm esse como um dos erros de SEO, ou seja, apenas o nome da empresa ou site como o título de cada página em todo o site.

É um erro muito prejudicial e besta.

Cada página deve ter um título único, e não apenas para fins de SEO.

Os títulos das suas páginas geralmente são compartilhados em mídias sociais e usados como texto quando alguém favorita seu site, portanto, os títulos exclusivos e descritivos são muito importantes.

Então, olhando para o portfólio de um web designer, eles poderiam ter serviços de web design como palavras-chave principais.

Aí então o título de sua homepage seria algo como “ABC Web Design Studio – Serviços de Web Design”.

Outras páginas em seu portfólio poderia se concentrar em serviços mais específicos que são consultas populares, como:

  • Personalização de WordPress – ABC Web Design Studio
  • Design de Landing Pages – ABC Web Design Studio
  • Design de eCommerce – ABC Web Design Studio

Como você pode ver, você pode carregar o nome da sua empresa em todas as suas páginas, enquanto se concentra em palavras-chave específicas que são específicas para cada página.

Basta colocá-lo no final. Simples né ?

Meta descrições também são importantes. Eles são um argumento de vendas de poucos caracteres para sua página nos resultados de pesquisa.

Portanto, torne cada uma tão única e persuasiva quanto possível.

Sua página inicial e cada página do site devem incluir uma meta descrição personalizada, que fará com que as pessoas cliquem na sua listagem nos resultados de pesquisa, além de incluir palavras-chave relevantes.

Por exemplo:

  • Homepage: ABC Web Design Studio oferece serviços de web design para pequenas empresas, incluindo personalização de WordPress, design de Landing Pageso, sites de comércio eletrônico e muito mais.
  • Página de personalização do WordPress: O ABC Web Design Studio oferece personalizações do WordPress, incluindo design personalizado de templates do WordPress, personalização de temas e muito mais.

5. Não usar texto âncora para links internos

Você já viu links no corpo de uma página da Web para “clicar aqui”, “”este post “, e outros textos genéricos?

De uma perspectiva de SEO, é um desperdício, um dos piores erros de SEO.

Claro, usando uma chamada à ação como o seu link pode aumentar os cliques, mas também lhe custa a oportunidade de adaptar o seu texto âncora, um dos componentes mais importantes de SEO.

Por exemplo, se você escrever uma postagem no blog e quiser vincular à sua página de serviços de comércio eletrônico, crie o texto âncora “serviços de design de site de comércio eletrônico” ou algo semelhante.

Além disso, se você precisa ter uma ação, tente incluir pelo menos algumas palavras-chave relevantes no link. Por exemplo, “clique aqui para saber mais sobre nossos serviços de comércio eletrônico”.

6. Usar o mesmo texto âncora para cada link

É importante otimizar seu texto âncora, mas não use o mesmo texto âncora em todo link para uma página.

Parece engraçado para os visitantes, e algumas pessoas dizem que isso também pode prejudicá-lo com os mecanismos de pesquisa, porque parece que você está tentando “enganá-los”.

Taí um dos grandes erros de SEO

O jeito mais correto ? Misture tudo.

Use variações na frase, o nome da sua empresa ou, ocasionalmente, até mesmo uma URL para torná-la mais natural para os visitantes e para os mecanismos de pesquisa.

Tente não usar a mesma palavra-chave mais de 50% das vezes.

7. Concentrar-se na quantidade de links ao invés da qualidade dos links

Embora existam muitas maneiras fáceis de se obter um grande volume de links, óbviamente, você normalmente deve enfatizar mais a qualidade.

Um link de um blog popular pode fazer mais pelo seu mecanismo de busca do que centenas ou mesmo milhares de links de diretórios de baixa qualidade.

Sim, eles são mais difíceis de conseguir, mas também é por isso que os mecanismos de pesquisa depositam essa confiança neles.

Eles são uma medida mais confiável da qualidade do seu site.

Então, concentre-se em obter links que:

  • Sejam relevantes para o seu site e setor;
  • Não tenham muitos links de saída;
  • Não contenha links para sites para adultos, remédios ou jogos de azar.

Você também pode usar ferramentas gratuitas como o SEOquake para verificar a força do domínio e os links recebidos para a página.

8. Usando Conteúdo Mal Escrito

Duas formas populares de criar uma grande quantidade de conteúdo incluem a contratação de redatores de artigo com baixa remuneração e o uso de “spinners” de artigos – software que pega um artigo e “reescreve” para torná-lo semelhante a vários artigos exclusivos para mecanismos de busca.

Por que isso não é uma boa ideia? Porque é um dos maiores erros de SEO.

Claro, o conteúdo pode estar bem otimizado, mas você também precisa pensar sobre a impressão que isso causará aos visitantes.

As pessoas é que dirão se o conteúdo é único e valioso, e se não for, você perderá a confiança deles e terá muito mais dificuldade em fazer com que ele interajam com ele.

Então, se você precisa terceirizar a sua produção deconteúdo, contrate escritores que sejam capazes de produzir artigos originais que você tenha orgulho de publicar em seu site.

Você provavelmente terá que pagar muito mais, mas se resultar em mais conversões, será um investimento muito melhor. Certo ?

9. Não Criar Conteúdo Digno de Linkar e Compartilhar

Eis outro dos erros de SEO.

Ok, a dura realidade do link building às vezes, é de que o conteúdo bem escrito e não recebe links. Tudo bem.

Mas se você quer que as pessoas façam links para ele, você precisa torná-lo excepcionalmente valioso.

Publique listas, vídeos, tutoriais de texto e infográficos.

Por exemplo, a empresa de web design citada anteriormente poderia publicar postagens de blog em seu site como:

  • Top 100  Sites de Comércio Eletrônico Melhor Projetados;
  • Como configurar widgets no WordPress;
  • A história do web design [infográfico].

10. Não Aproveitar o Excelente Design Para Linkagens

Outro dos Erros de SEO.

Seu site tem um design personalizado ou baseado em um template popular?

Existem centenas de CSS e outras galerias de design que se conectam ao seu site simplesmente com base em um ótimo design.

Você também pode procurar por blogs que fazem avaliações de grandes projetos em indústrias específicas (como vitrines de sites educacionais e médicos) e perguntar se eles também podem adicionar seu site à lista deles.

Não, os visitantes desses sites provavelmente não serão convertidos (a menos que você seja um web designer gráfico ou gráfico), mas os links ainda ajudarão a criar a autoridade geral do seu domínio.

Também é fácil de fazer.

Se você tiver um design exclusivo, envie-o para alguns desses sites e poderá conseguir alguns links fáceis e de alta qualidade.

Mais erros de SEO

Você já fez algum dos erros acima com sua campanha de SEO? Que outros erros comuns você vê feitos por outros sites e quais as maneiras pelas quais você pode corrigi-los?

Além disso, se você precisar de ajuda extra, baixe nosso Check List Pessoal de SEO, totalmente grátis !

Última Dica :

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas dicas sobre Palavras chave diferentes para páginas diferentes !

Ficou curioso ? Leia mais sobre SEO no nosso blog.

Se interessou sobre o assunto e procura uma Consultoria de Marketing Digital especializada em Micro, Pequenas e Médias Empresas para ajudá-lo ?

Entre em Contato Conosco que teremos prazer em ajudar sua empresa a ter mais vendas e lucros com o uso correto da Internet.

Fonte: https://blog.kissmetrics.com/seo-mistakes/

Rodolfo Sabino, é CEO e co-fundador da Tráfego e Vendas, Palestrante, Professor de SEO na Impacta Tecnologia, Certificado em Inbound Marketing pela Hubspot, em SEO pela SEM Rush.

É especialista e Consultor em SEO, Marketing Digital (Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Automação de Vendas e Marketing) e Growth Hacking.

Deixe uma resposta