Marketing de Conteúdo e Inbound MarketingSEO

5 Hacks Para Um Marketing De Conteúdo Lucrativo

5 Hacks Para Um Marketing De Conteúdo Lucrativo
5 Hacks Para Um Marketing De Conteúdo Lucrativo
3.9 (77.14%) 7 votes

O marketing de conteúdo está se aproximando de um ponto de inflexão – e esse ponto de inflexão determinará o papel do marketing de conteúdo no marketing digital moderno.

Parece que, em qualquer lugar que você vá, o marketing de conteúdo se tornou o tema do dia, já que se torna cada vez mais aparente como essa estratégia têm o potencial de impulsionar o desempenho, enquanto entregam conteúdo valioso e direcionado aos clientes no momento certo.

Mas, apesar do potencial do marketing de conteúdo e do número de recursos dedicados à criação de conteúdo, estamos no meio de uma crise de marketing de conteúdo.

Em uma pesquisa recente com mais de 250 profissionais de marketing para as marcas da Fortune 500, foi descoberto que apenas 30% dos profissionais de marketing informam que mais da metade de seu conteúdo está engajando.

No mercado americano, onde se estima que US $ 145 bilhões são gastos em conteúdo a cada ano, isso significa que os profissionais de marketing estão desperdiçando pelo menos US $ 75 bilhões todos os anos criando conteúdo que nunca é consumido, nunca visto e colocado na prateleira da infinita biblioteca da internet.

O resultado disso é desperdício de recursos, perda de tráfego do site, conversões e receita.

Ok, problema apresentado. Pá-tum-tssss

Então, a questão é como os profissionais de marketing aceleram suas estratégias de marketing de conteúdo para criar “conteúdo inteligente”, conteúdo útil e que pode ser descoberto e que proporciona um ROI real?

Eu tenho certeza de que gerar mais conteúdo não será a solução.

Conteúdo inteligente requer abordagens direcionadas, otimizadas e integradas que podem ser adaptáveis ​​a mudanças no mercado ou na indústria.

Esse conteúdo inteligente transforma a criação de conteúdo de um ato de adivinhação informada a um desempenho orientado pela precisão.

Os profissionais de marketing precisam recorrer às melhores práticas para criar conteúdo inteligente que estimule o marketing moderno e satisfaça as necessidades dos consumidores no mundo pós-móvel.

Sem isso, os profissionais de marketing ficarão para trás da concorrência, perderão a conectividade com seus clientes e, em última análise, falharão.

Sendo assim, aqui estão as minhas cinco recomendações (ou meus cinco hacks) para ficar seu conteúdo ficar mais inteligente e lucrativo !

5 Hacks Para UM Marketing de Conteúdo Lucrativo

1. Entenda seu público-alvo e concentre-se na intenção

Muitos profissionais de marketing entendem as capacidades das mídias sociais e das aquisições via anúncios para segmentar fatias estreitas da população, mas deixam de aplicar esses sentimentos no desenvolvimento e otimização do conteúdo.

Como assim ?

Partimos do princípio que nosso senso geral para divulgar nossa mensagem – “clientes em potencial”, por exemplo – será um indicador suficiente para produzir conteúdo de alto desempenho que seja facilmente encontrado pelos consumidores.

Fácil, certo?

Errado.

O primeiro passo para criar o tipo certo de conteúdo que é descoberto e gera envolvimento é identificar as necessidades do seu público-alvo e os momentos em que eles estão tentando atender a essas necessidades.

Por que eles se importam ou precisam desse conteúdo?

Considere o desenvolvimento de personas que identifiquem os aspectos de quem é seu público, que tipo de conteúdo desejam e como querem consumi-lo,  também conhecido como jornada do cliente.

Por exemplo, se você gerencia a presença digital de uma loja de melhorias que identifica mulheres como um público-alvo com potencial de crescimento, considere o tipo de conteúdo que esse público pesquisa.

Aí pode ser que, por exemplo,“como remodelar sua cozinha você mesmo” seja um termo de pesquisa comum.

Então desenvolva conteúdo inteligente que atenda à necessidade natural dessa informação.

Essas personas, que são ferramentas de segmentação de marketing essencialmente personificadas, ajudam você a entender melhor as prioridades e os comportamentos de seu consumidor “médio”.

Compreendendo significativamente os consumidores, você pode ter sucesso ao criar conteúdo para guiá-los ao longo da jornada do comprador.

Na verdade, essas personas são essenciais para um conteúdo digital eficaz, pois permitem que os profissionais de marketing direcionem o conteúdo para os consumidores certos. Yesssssss !

2. Comece de maneira inteligente alinhando o SEO ao conteúdo no início

Independentemente de você estar iniciando uma nova operação de marketing de conteúdo ou tentando se basear no que tem, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é priorizar a otimização para mecanismo de pesquisa (SEO) desde o início.

Na pesquisa acima mencionada, a empresa levou 250 comerciantes, a maioria concordou que o SEO e conteúdo estão se tornando cada vez mais integrados e até convergindo.

Reconhecer o poderoso relacionamento entre SEO e conteúdo orgânico no início, na verdade, pode definir e levar seu conteúdo para o sucesso, pois torna tudo o que você escreve ficaria muito mais visível para os mecanismos de pesquisa, o que o recompensarão por usar as práticas recomendadas de SEO.

Você pode aprender e aplicar com este nosso CheckList Exclusivo de SEO de Resultados grátis para download aqui.

Independentemente de você ou outra pessoa estar escrevendo o conteúdo, certifique-se de que todas as partes interessadas saibam quais são essas práticas recomendadas, para que você aproveite ao máximo seu conteúdo todas as vezes.

Para fazer isso, você deve garantir que suas equipes de SEO e Marketing de Conteúdo estejam alinhadas, para se manter à frente das principais tendências e criar estruturas que afetam e promovem o sucesso geral do seu Marketing Digital.

Por exemplo, isso significa implantar adequadamente as tags H1 e H2, criar sua arquitetura de links ordenadas e categorizar corretamente o conteúdo (como postagens de blog), toda vez que for postado.

Pensar nisso no início do processo, pois adequar o SEO com o conteúdo desde o início economizará tempo e maximizará o valor do seu esforço.

3. Alcance os consumidores ao longo dos principais momentos importantes

Assim como a busca digital interrompeu a forma como acessamos as informações em geral, a proliferação em massa de dispositivos móveis equipados com Internet de alta velocidade aumentou a nível do sarrafo.

Como? Ao trazer nossa capacidade de acessar rapidamente informações conosco em todos os lugares, basicamente o tempo todo.

Se isso soa esquisito, considere que a maioria das pesquisas está ocorrendo agora em dispositivos móveis.

Então, pense nas pessoas mencionadas no começo deste artigo.

Se você realmente considerar o que o consumidor médio está fazendo todos os dias, é provável que haja um dispositivo móvel em sua mão em vários pontos durante as cerca de 15 horas que a pessoa média passa acordada.

As pessoas olham o conteúdo em seus dispositivos móveis e tomam decisões.

Se você quer ser um fator nessa tomada de decisão do consumidor, é importante que você esteja desenvolvendo experiências compatíveis com dispositivos móveis.

Em vez de lutar com seu marketing de conteúdo para adaptá-lo novamente a dispositivos móveis, pense primeiro no celular.

Desde o início !

Planeje criar experiências que carreguem rapidamente, sejam visualmente atraentes em dispositivos móveis e procure informar, enriquecer ou converter com apenas alguns poucos clicks ou rolagens de tela.

4. Sempre leve em consideração a mudança e otimize

Embora estejamos no assunto de dispositivos móveis, é importante aprender uma lição importante sobre como esses dispositivos portáteis mudaram completamente o jogo para os profissionais de marketing no espaço de apenas alguns anos.

Qual lição?

A mudança é uma das principais constantes da vida, e isso é especialmente verdadeiro entre nós no marketing digital.

Quer seja uma alteração algorítmica, considere, por exemplo, a marcação de sites do Google sem HTTPS como não seguros e recompensar sites com posições mais altas com HTTPS na SERP.

Ou mesmo mudanças na tecnologia.

Cabe aos profissionais de marketing ( principalmente de marketing de conteúdo ) acompanhar essas mudanças para considerar o comportamento do cliente e as mudanças no cenário tecnológico.

Hoje, o importante é um conteúdo seguro e otimizado para dispositivos móveis, que é o foco principal dos profissionais de marketing.

Amanhã (quase literalmente), à ​​medida que os assistentes digitais artificialmente inteligentes e a tecnologia de comando de voz se tornam mais relevantes, o conteúdo otimizado para o IA e a pesquisa por voz será o foco número um.

No dia seguinte, provavelmente haverá outra tecnologia e um conjunto de comportamentos de consumidor para explicá-la.

Nós, como profissionais de marketing, precisamos ser ágeis o suficiente para pivotar e executar quando chegar a hora.

E hoje, é o marketing de conteúdo conectado com o SEO.

5. Aproveite as mudanças tecnológicas emergentes para manter sua vantagem

Onde quer que você vá, pipocam conversas sobre inteligência artificial e Machine Learning(aprendizado de máquina).

Em vez de menosprezar essa conversa como o mais recente burburinho, os profissionais de marketing devem ficar atentos ao papel que a inteligência artificial pode (e já está começando a) desempenhar na moderna tecnologia de marketing.

À medida que o marketing se tornou mais centrado nos dados e impulsionado pelo desempenho, e à medida que os pontos de contato de dados explodiram na população, há mais informações na esfera digital do que é sustentável para qualquer pessoa processar e responder de forma eficaz.

A inteligência artificial no mercado de energia está, felizmente, emergindo para preencher essa lacuna analisando dados rapidamente, oferecendo insights sobre os comportamentos do consumidor, atualizando automaticamente o conteúdo para aderir às práticas recomendadas de SEO mais recentes e muito mais.

Entendeu ? Inteligência Artificial + Marketing de Conteúdo + SEO !

Se os profissionais de marketing estiverem sentindo a pressão para aumentar seus orçamentos e os executivos enxerguem resultados mensuráveis, é aconselhável investir alguns desses orçamentos em tecnologia de marketing que os ajude a concentrar-se na criação de um ROI máximo desde o início.

A inteligência artificial pode ser a ajuda de que você precisa, para obter sucesso em cada um dos cinco “hack” para o sucesso do seu marketing de conteúdo explicados nesse post.

Última Dica :

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudou esse post com 5 Hacks Para Um Marketing De Conteúdo Lucrativo ?

Ficou curioso ? Leia mais sobre Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) no nosso blog.

Se interessou sobre o assunto e procura uma Consultoria de Marketing Digital especializada em Micro, Pequenas e Médias Empresas para ajudá-lo ?

Entre em Contato Conosco que teremos prazer em ajudar sua empresa a ter mais vendas e lucros com o uso correto da Internet.

Rodolfo Sabino

Rodolfo Sabino, é CEO e co-fundador da Tráfego e Vendas, Palestrante, Professor de SEO na Impacta Tecnologia, Certificado em Inbound Marketing pela Hubspot, em SEO pela SEM Rush.

É especialista e Consultor em SEO, Marketing Digital (Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Automação de Vendas e Marketing) e Growth Hacking.

Deixe uma resposta