BlogMarketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Como Aumentar As Vendas Com Marketing de Conteúdo

Como Aumentar As Vendas Com Marketing de Conteúdo
Como Aumentar As Vendas Com Marketing de Conteúdo
5 (100%) 1 vote

Para sua micro, pequena ou média empresa aumentar as vendas com marketing de conteúdo, você precisa primeiro entender o que é Marketing de Conteúdo.

O marketing de conteúdo é o fornecimento de informações contínuas, de alto calibre e objetivas, que agregam valor ao seu mercado-alvo, fornecendo idéias significativas, informações e soluções de qualidade para suas necessidades.

As empresas envolvidas em aumentar as vendas com marketing de conteúdo, o fazem para aumentar seus negócios, como uma conseqüência das relações positivas que são construídas entre si e seu público.

Uma das características mais importantes do marketing de conteúdo excepcional, é a capacidade de ouvir e compreender as necessidades do público-alvo antes de postar conteúdo.

Independentemente do seu setor ou do mercado, a maioria das pessoas agora insistem em quantidades crescentes de conteúdo de qualidade que oferecem os melhores conselhos e soluções.

Usado adequadamente, o marketing de conteúdo é uma mercadoria valiosa.

Não deve ser percebido como um jeito de vender de cara, mas sim como informações, com o potencial de melhorar a experiência do leitor com a sua marca, adicionando assim significativamente valor à sua marca.

Isto por sua vez, pode adicionar ganhos de valor financeiro à marca, ao longo do tempo.

Historicamente, os marketeiros têm se baseado predominantemente em duras táticas de vendas e marketing, mas na última década tem havido uma grande tendência em aumentar as vendas com marketing de conteúdo, tendo ele como parte integrante do mix de marketing, particularmente on-line.

Isto é significativo para as micro, pequenas e médias empresas, que não têm grandes orçamentos para gastar em publicidade tradicional, pois o marketing de conteúdo pode ser feito com sucesso on-line – através de sites, mídias sociais, blogs, e-mail e revistas on-line, e em outros formatos digitais como e-books e webinars (cursos, treinamentos ou seminários pela internet) – a um custo mais acessível.

Esses canais são significativos, pois os compradores geralmente fazem a maior parte das pesquisas sobre os produtos e marcas online.

Realisticamente, porém, há uma infinidade de empresas que perceberam agora a importância do marketing de conteúdo (estimativas de pesquisa estão na ordem de 80 a 90 por cento), mas apenas aqueles que se sobressaem vão os melhores resultados.

Esses resultados incluem a disposição do mercado-alvo em gastar tempo com sua marca e realizar ações adicionais, como assinar suas listas de e-mails ou feeds de conteúdo.

Se a sua concorrência está fornecendo conteúdo superior , e atende às necessidades dos clientes de uma maneira melhor que a sua, as pessoas vão preferir interagir com eles.

Além das formas mais tradicionais de marketing de conteúdo, como os blogs, um dos formatos de crescimento mais rápido é o vídeo on-line, que pode ser postado em sites, no Facebook ou no YouTube.

Quando os compradores potenciais começam sua busca por conteúdo, começam geralmente em motores de busca tais como Google, Bing e Yahoo.

Muitos então progridem, para o que eles percebem ser sites de revisão de produtos, com opiniões de outras pessoas, e, finalmente, para os sites de produtos ou prestadores de serviços incluídos em em sua curta lista.

Nesta conjuntura, os fornecedores devem garantir que seus sites e todos os outros esforços de marketing de conteúdo sejam otimizados.

Para aumentar as vendas com Marketing de Conteúdo, seu plano ideal deve:

  • Pesquisar, ouvir e compreender seu público.
  • Definir claramente os seus objetivos antes do início.
  • Segmentar e definir o público alvo da maneira mais significativa.
  • Identificar as necessidades e os problemas dos consumidores com mais “urgência”, e sugerir as soluções mais viáveis em relação aos objetivos, oferecendo orientação e ajuda para avançar.
  • Ser visto como quem acrescenta valor, como consequência da relevância e da qualidade. Fazendo assim, você posiciona sua marca como uma fonte de confiança.
  • Tome em consideração o estágio do ciclo de compra, conforme apropriado.
  • Ser fácil de acessar, entender e aplicar. Formule um plano de canais de comunicação do conteúdo, pelo qual você usará tantos canais relevantes quanto possíveis para espalhar seu conteúdo, incluindo mídias sociais.
  • Encorajar as conexões sociais via Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn e outros, conforme apropriado.
  • Ser implementado da melhor maneira possível. Muitas vezes um conteúdo potencialmente excelente não consegue produzir o efeito desejado, porque não é bem apresentado. Isso inclui títulos, redação, ilustração, seqüência e layout. Se não se sentir confortável, delegue esse trabalho a profissionais como nós ou tenha na sua empresa um gerenciador de conteúdo (isso é uma consideração muito importante).
  • Inclua um plano e cronograma para o conteúdo.
  • Identifique gatilhos ou eventos específicos que afetem o tipo de marketing de conteúdo apropriado para o seu mercado, como conteúdo de viagem antes das férias escolares, por exemplo.
  • Incentive a conversação e a interação.
  • Permaneça consistente com seus valores de marca.
  • Seja atualizado com as tendências do seu mercado regularmente e, onde apropriado, seja de vanguarda.
  • Torne-se parte integrante e integrada de uma estratégia de marketing holística.
  • Forme um laço emocional com a audiência, se e quando for apropriado. Algumas marcas conseguem isso, incluindo histórias da marca, como uma tática.
  • Estabelecer e medir os indicadores chave. Exemplos incluem inscrições para um boletim informativo, o número de vezes que um blog é encaminhado através de redes sociais, engajamento com o mercado-alvo, geração de leads de vendas, etc.

Não há dúvida de que o marketing de conteúdo, quando adequadamente conduzido, deve ser parte integrante dos esforços de marketing das Micro, Pequenas e Médias Empresas, em sua busca de crescimento.

Última Dica : 

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudaram essas dicas sobre Como Aumentar As Vendas Com Marketing de Conteúdo !

Ficou curioso ? Leia mais sobre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing no nosso blog.

Se interessou sobre o assunto e procura uma Agência e Consultoria de Marketing Digital especializada em Micro, Pequenas e Médias Empresas para ajudá-lo ?

Entre em Contato Conosco que teremos prazer em ajudar sua empresa a ter mais vendas e lucros com o uso correto da Internet.

Rodolfo Sabino

Rodolfo Sabino, é CEO e co-fundador da Tráfego e Vendas, Palestrante, Professor de SEO na Impacta Tecnologia, Certificado em Inbound Marketing pela Hubspot, em SEO pela SEM Rush.

É especialista e Consultor em SEO, Marketing Digital (Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Automação de Vendas e Marketing) e Growth Hacking.

Deixe uma resposta