Automação de Vendas e Marketing

Automação de Marketing: O Que É E Por Que é Importante Para Seu Sucesso

Automação de Marketing: O Que É E Por Que é Importante Para Seu Sucesso
Automação de Marketing: O Que É E Por Que é Importante Para Seu Sucesso
Nos ajude e Avalie Este Post:

Automação de Marketing é uma maravilha, eu até diria sensacional. Porque ?

Se você é proprietário de uma empresa ou CMO, sabe como os dias de trabalho podem ser agitados.

Reuniões consecutivas, garantindo que sua equipe esteja no caminho certo para atingir suas metas para o trimestre, verificando novamente sua nova campanha no Facebook (que será publicada nos próximos 20 minutos) e a lista continua.

Pode ser difícil equilibrar tudo o que você precisa fazer, além de garantir que o seu marketing esteja atingindo o público certo, na hora certa, com a mensagem certa, para gerar novos negócios com sucesso.

É por isso que vimos muitas empresas se voltarem para a automação de marketing.

 

Então, vamos começar com o básico: O que é automação de marketing, afinal?

É provável que você já tenha ouvido o termo automação de marketing antes, mas talvez você não tenha realmente descoberto o que realmente significa.

Tudo bem!

A automação de marketing, em termos simples, refere-se ao software que existe com o objetivo de executar ações de marketing (por exemplo, publicar postagens de mídia social, enviar e-mails etc.) sem qualquer esforço manual.

Este software, quando usado corretamente, alimenta os prospects com conteúdo útil (e personalizado) que se destina a convertê-los em clientes fiéis.

 

Uau. Então, as empresas estão encontrando sucesso com automação de marketing?

Pode apostar.

91% dos usuários mais bem-sucedidos concordam que a automação de marketing é “muito importante” para o sucesso geral de seu marketing.

Então, vamos analisar alguns dos benefícios para ver por que a automação de marketing é importante para profissionais de marketing e proprietários de empresas.

 

1. Economiza tempo

Brian Downard da BD Ventures e o growth hacker Ehsan Jahandarpour publicaram um excelente infográfico sobre como a automação de marketing economiza tempo (e dinheiro).

Aqui estão alguns tópicos incríveis:

  • Quando você automatiza suas postagens e anúncios sociais, em média, economiza mais de 6 horas por semana;
  • Você pode aumentar sua taxa de resposta em 250%, automatizando sua divulgação e os e-mails de acompanhamento;
  • Você pode economizar 80% a mais de tempo configurando compromissos de clientes ou reunindo-se com uma ferramenta automatizada

Você não precisa mais entrar em uma ferramenta todas as manhãs e agendar suas postagens de mídias sociais para o dia ou enviar um email.

Graças à automação de marketing, você pode agendar tudo o que precisa com antecedência, o que liberará você para outras atividades de marketing.

Quem não gosta de “definir e esquecer?”

Mais do que isso, todas as ferramentas de automação de marketing, como o HubSpot, economizarão seu tempo já que não precisará ficar pulando de plataforma em plataforma.

Mesmo quando você está constantemente alternando entre as guias do seu browser apenas para colocar uma campanha em movimento, você perde muito mais tempo do que imagina.

 

2. Ajuda você a tirar mais proveito do seu CRM

Primeiramente, quero destacar algo: oftware de CRM e software de automação de marketing não são a mesma coisa.

Eu ouvi algumas pessoas usarem os termos de forma intercambiável, mas elas são definitivamente diferentes.

O software CRM (Customer Relationship Management) é mais focado no contato e geralmente mais usado pelas vendas.

Esse tipo de sistema salva informações de contato, como nomes, endereços, números de telefone e, muitas vezes, comportamentos ou conversas que eles tiveram com você.

O software de automação de marketing, por outro lado, é focado no marketing.

Além de salvar informações cruciais de contato, ele também esclarece onde seus contatos estão no funil de marketing, que recursos eles baixaram, em quais páginas da Web eles interagiram e, o mais importante, permite que você configure processos que irá executar automaticamente tarefas cruciais para você com base nessas interações.

Tcharam !

Embora sejam ótimos sozinhos, os softwares de CRM e automação de marketing são ainda mais valiosos quando combinados.

Quando você usa uma ferramenta de automação de marketing como o Mautic com uma integração nativa com o Hubspot CRM, você tem o benefício de ver as atividades de vendas e marketing de seus contatos em um só lugar.

Isso oferece uma imagem muito mais completa do relacionamento de uma pessoa com sua marca, e facilita o alinhamento de sua divulgação com ela.

Por exemplo, a automação de marketing integrada ao seu CRM pode ser utilizada para enviar e-mails direcionados diretamente aos contatos que já estão em seu sistema.

Sem essa integração, você teria que carregar manualmente todos os seus contatos do banco de dados do CRM, o que desperdiça tempo e dinheiro, enquanto corre o risco de errar o usuário.

Se alguém acidentalmente digitar errado um endereço de e-mail, esse contato não receberá sua comunicação por e-mail e você poderá perder uma venda!

 

3. Te dá um “Big Picture” dos dados

Ao descobrir como aumentar o ROI e garantir o sucesso do seu negócio, você precisa ter acesso direto aos seus KPIs de marketing críticos.

No entanto, se você usar de 2 a 3 ferramentas separadas, é provável que você gaste um tempo desnecessário alternando entre as plataformas e ache muito mais difícil vincular suas métricas diretamente à sua campanha.

Uma automação de marketing como a do HubSpot com Mautic permite que você marque todas as suas atividades de marketing com a campanha à qual elas estão associadas, e também veja análises abrangentes do seu tráfego, taxas de conversão, cliques etc., tudo em um só lugar.

Ferramentas robustas e multifuncionais como essas oferecem uma visão geral de seus dados e como tudo funciona em conjunto, em vez de forçá-lo a pular de plataforma em plataforma.

Acredite, é um salva-vidas.

E ainda mais, você pode acessar relatórios e ver como tudo está funcionando em tempo real.

Ao usar uma ferramenta especificamente projetada para acompanhar como seus esforços de marketing estão afetando suas vendas, você obtém a visibilidade necessária para dinamizar sua estratégia imediatamente.

Bandeiras vermelhas (e mau desempenho geral) não serão uma surpresa.

 

4. Consistência

Com uma ferramenta de automação de marketing, você pode ficar tranqüilo sabendo que seu público on-line receberá a mesma experiência consistente com base em suas ações.

Quando um usuário assina seu blog, por exemplo, você pode configurar uma campanha (ou fluxo de trabalho) que envia automaticamente um e-mail de boas-vindas sugerindo artigos e talvez compartilhando uma oferta de acompanhamento.

Dependendo da configuração do seu blog, você também poderá enviar seus novos artigos automaticamente para os inscritos conforme forem publicados.

Com a automação de marketing, tudo isso é feito por conta própria; não precisa se preocupar em enviar manualmente e-mails para o seu banco de dados.

Isso garante que, independentemente de quando um usuário entrar em uma campanha (ou fluxo de trabalho), ele sempre obterá mensagens otimizadas.

 

5. Permite Personalização

Voce sabe que e-mails personalizados oferecem taxas de transação 6X mais altas, mas 70% das marcas não conseguem usá-los corretamente.

Pois é!

Felizmente, uma ótima ferramenta de automação de marketing facilita a personalização de conteúdo para sua persona.

Por exemplo, em muitos softwares de automação, como o Mutic e o Hubspot, você pode adicionar tokens de personalização (como o nome do destinatário) em um email.

A incorporação de elementos como esses faz seus e-mails parecerem mais pessoais; como se fossem enviados especificamente para eles, em vez de uma lista grande.

Quando um contato recebe um e-mail que parece ter sido personalizado para ele, é mais provável que ele seja aberto e engajado.

Pense nisso desta maneira: Você estaria mais propenso a clicar em um e-mail generalizado ou em um e-mail que parece ter sido feito apenas para você?

Ou um e-mail com seu nome e uma linha de texto dizendo “Achamos que você estaria interessado em X, Y e Z porque percebemos que você fez o download da Oferta nº 1!”

Acho que é seguro dizer que todos vamos escolher a segunda opção, certo ? Espero que sim !

Com a automação de marketing, essas  campanhas (ou fluxos de trabalho) personalizadas são fáceis de configurar e oferecem resultados incríveis.

É sobre alcançar a pessoa certa no momento certo com a mensagem certa.

Trata-se de personalizar seu conteúdo para atender às necessidades de sua persona e / ou fornecer as soluções que eles estão procurando quando precisam.

 

Todos esses benefícios de automação de marketing podem ajudar você a gerar novos negócios e aumentar o ROI

Ok, eu sei.

Você pode ter as melhores ferramentas do mundo, mas isso não significa nada se você não gerar novos negócios e aumentar o ROI.

Então, veja isto: As empresas que usam automação de marketing veem taxas de conversão 53% mais altas da resposta inicial à MQL e uma taxa de crescimento de receita 3,1% maior do que as de não usuários. [Aberdeen Group “Marketing Lead Management Report” (2012)]

Sensacional, certo?

Os profissionais de marketing B2B também observam um aumento médio de 20% nas oportunidades de vendas, a partir de leads alimentados versus leads não alimentados, após a implantação bem-sucedida de um programa de incentivo ao lead.

A automação de marketing torna isso um modo de vida. #Fato !

A automação de marketing permite criar uma abordagem mais sistemática de marketing, que você pode acompanhar e monitorar.

Quando você usa uma ferramenta completa ou um conjunto que se complementa, como o Mautic e o HubSpot, você obtém visibilidade total de seus esforços como um todo e, ainda mais, como seus esforços estão valendo a pena.

Eles permitem que você atraia facilmente novos usuários, converta-os em leads e incentive-os por meio do funil de vendas.

Não há surpresas ao longo do caminho ou contatos sendo perdidos sem que você perceba.

Com a automação, os proprietários de empresas e os CMOs estão descobrindo que podem levar seu marketing a uma abordagem mais orientada a dados e escalonável.

Então, por que você não investiu em automação de marketing?

Está vendido (a) ? Como eu começo?

Como qualquer coisa, você precisa ter certeza de que você e sua equipe de marketing “comprou a idéia” quando se trata de mover suas operações para uma ferramenta de automação de marketing.

A última coisa que você quer fazer é investir e só usar 30% de seus recursos, ou pior, 0%.

 

1. Descobrir o que você precisa

Quais são seus objetivos? Quais as atividades de marketing que você realiza atualmente? Há algo que você queira começar a fazer no futuro?

Todas essas são coisas que você deve ter em mente ao escolher um software de automação.

Integramos o máximo possível de ações de marketing no Mautic e no Hubbspot, mas suas necessidades podem ser diferentes das nossas.

Reserve algum tempo para descobrir o que você precisa que esteja conectado à sua ferramenta de software de automação de marketing e, em seguida, use-a para avaliar suas opções.

Coisas que você pode querer considerar incluem:

  • Páginas do site;
  • Blog;
  • E-mail marketing;
  • Mídias sociais
  • Formulários e landing pages (páginas de destino);
  • Relatórios (descobrir quais KPIs você precisa rastrear e identificar quais ferramentas atenderão a essas necessidades)

 

2. Faça sua pesquisa

Faça uma pesquisa simples no Google por “Ferramentas de automação de marketing” ou, se você gosta de mim, pesquise  “como integrar mautis e hobspot”. Hehehehe..

Alguns dos maiores produtoe no mercado agora são Mautic, HubSpot, Marketo e Pardot, mas há muitas outras opções menores também, sendo o mais novo o MailChimp.

Conhecida por seus serviços de e-mail, a MailChimp anunciou que vai oferecer recursos gratuitos de automação de marketing para todos os seus usuários.

A empresa existe há 16 anos e tem mais de 15 milhões de usuários em todo o mundo, mas agora está entrando na automação de marketing, já que a inteligência artificial, os bots e a automação estão se tornando a nova norma.

Estamos numa idade em que tudo no marketing e, francamente, nossa vida em geral, é impulsionado pela tecnologia.

Pequenas empresas e profissionais de marketing que estão tentando dimensionar não têm mais tempo para sentar e enviar mensagens únicas.

Eles querem e precisam de ferramentas que possam executar e atender seus clientes mesmo quando estão longe de um computador.

A automação de marketing ajuda a tornar isso possível.

Fora do enorme catálogo de opções, o Mautic e o HubSpot integrados são os meus favoritos.

Além de grátis (Hubspot tem uma versão grátis), juntas são ferramentas de automação de marketing completas, com um CRM completo que conseguimos trabalhar extremamente bem, não importa se você é B2B ou B2C, vendendo produtos ou serviços, ou se você tem uma empresa grande ou pequena.

A amplitude destas ferramentas nos permitem obter os resultados que nossos clientes estão procurando.

 

3. Inicie uma avaliação gratuita

Muitas das ferramentas de automação de marketing que mencionei acima oferecem uma avaliação gratuita e, acredite em mim, você vai querer aproveitá-las.

Uma avaliação gratuita ajudará você a entender melhor como a ferramenta funciona e o que você pode ou não fazer antes de fazer um investimento.

Depois de criar um teste gratuito, integre tudo e qualquer coisa.

Brincar. Ficar louco. Testar elas à vontade.

Esta é a hora de ver se vale a pena investir.

 

4. Conecte-se com alguém da equipe de suporte da ferramenta

Mesmo que você não tenha muitas perguntas, faça a conexão com um representante da equipe deles.

Diga-lhes quais são seus objetivos e o que você fez com a ferramenta até o momento.

Eles poderão informá-lo se houver um recurso importante que possa estar faltando.

 

Comece Já!

Se você acha que é uma boa opção e que sua equipe pode ajudar a colocar a ferramenta em movimento, não fique sentado e esperando.

Eu ouvi várias vezes: “Eu achei que era uma boa opção, mas achei que deveria esperar e ver se precisava.”

Porra !!

Você encontrou uma ferramenta de automação de marketing que atende a todas as suas necessidades, fornece informações sobre quem / o que / onde / qual mensagem e ajuda a gerar novos leads, e você vai esperar?

Isso é basicamente dizer que você não quer ganhar mais dinheiro.

O atraso só fará com que você perca grandes oportunidades para melhorar sua produtividade e desempenho de marketing e aumentar seu ROI.

Não é de admirar que as empresas de automação de marketing estejam aumentando sua base de usuários, e as empresas que anteriormente não ofereciam recursos de automação estão entrando nisso.

Sei que é uma afirmação ousada, mas acredito que a automação de marketing é o futuro do marketing, se você quiser ser bem-sucedido.

Aliás…

Precisa de ajuda para descobrir por onde começar ou tem alguma dúvida? Comente abaixo!

Última Dica :

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudou esse post sobre Automação de Marketing: O Que É E Por Que é Importante Para Seu Sucesso !

Ficou curioso ? Leia mais sobre Automação de Vendas e Marketing no nosso blog.

Fonte: https://www.impactbnd.com/blog/marketing-automation

Rodolfo Sabino

Rodolfo Sabino, é CEO e co-fundador da Tráfego e Vendas, Palestrante, Professor de SEO na Impacta Tecnologia, Certificado em Inbound Marketing pela Hubspot, em SEO pela SEM Rush.

É especialista e Consultor em SEO, Marketing Digital (Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Automação de Vendas e Marketing) e Growth Hacking.

Deixe uma resposta