Mídias SociaisSEO

Midias Sociais Ajudam SEO: Fato Ou Ficção ?

Midias Sociais Ajudam SEO: Fato Ou Ficção ?
Midias Sociais Ajudam SEO: Fato Ou Ficção ?
4 (80%) 3 votes

Há algum tempo o algoritmo de busca do Google tem considerado sinais de midias sociais (curtidas, compartilhamentos, comentários, etc.) como um dos seus fatores de classificação.

No entanto, muitos especialistas em SEO argumentam que as midias sociais, enquanto um fator de classificação, não tem nenhuma influência significativa no desempenho do seu SEO.

Então, qual a verdade ? Os sinais das redes sociais influenciam o seu ranking de pesquisa ou não?

Eu acredito que a correlação é mais forte do que a maioria das pessoas imagina … mas é fácil ser enganado.

Em 2014, Matt Cutts publicou um vídeo dizendo que as métricas sociais, como os seguidores do Twitter e as curtidas do Facebook, que indicam a influência e a autoridade de um perfil, não afetam diretamente os rankings de pesquisa.

No entanto, se você mergulhar um pouco mais no que Cutts diz nesta declaração, a resposta não é tão clara assim.

Neste post darei minha opinião, sobre por que os profissionais de marketing digital focados em SEO devem considerar os sinais de midia social em sua estratégia de pesquisa.

Vamos voltar no tempo para poder prever o futuro …

Em uma declaração mais recente do que o vídeo acima, Cutts afirmou que os sinais sociais estão entre os fatores de classificação que o Google considera.

Isso foi dito durante uma entrevista com Danny Sullivan para saber como os motores de busca consideram os sinais sociais como um fator de classificação.

Durante esta palestra, Cutts disse que “quem você é no Twitter pode definitivamente afetar o quão bem sua página classifica em uma página de pesquisa regular (SERP, ou Search Engine Results Page, ou página de resultados de motores de busca, o que você vê quando faz uma busca no Google, por exemplo)”.

Isso ajuda a confirmar que os sinais das midias sociais são um dos fatores de classificação do Google.

Para adicionar a esta afirmação, a pesquisa da Searchmetrics descobriu que os sinais das midias sociais têm uma forte correlação com os artigos que se classificam bem. Isso é apenas uma coincidência?

Midias Sociais Ajudam SEO: Fato Ou Ficção ?

A evidência que afirma este fato é um infográfico publicado por Moz que indica que os sinais sociais contribuem com quase 4% dos esforços para obter uma classificação elevada nos resultados de pesquisa do Google.

Midias Sociais Ajudam SEO: Fato Ou Ficção ?

As melhores práticas de midias sociais que impulsionarão seu SEO

SEO e redes sociais são duas estratégias de marketing entrelaçadas.

Ambos são estratégias de entrada e orgânicas, que se concentram na construção de uma identidade atraente que, por sua vez, atrai visitantes naturalmente.

Uma vez que as midias sociais dependem fortemente de uma presença de marca forte e visível e de um conteúdo de alta qualidade, os esforços que você têm com SEO sem dúvida aumentarão seu alcance de midias sociais e vice-versa

Afinal, sua forte presença em midias sociais também ajudará a aumentar em muito o seu ranking de pesquisa.

Infelizmente, quando perguntado como as midias sociais podem influenciar diretamente seus rankings do Google, a maioria dos especialistas não menciona os detalhes.

Em vez de discutir exatamente por que e como uma presença crescente nas midias sociais pode melhorar o seu SEO, isso é sempre descartado como se fosse uma generalidade ou acidente, deixando os especialistas a se perguntarem se suas estratégias estão ou não funcionando.

Para consertar isso, criei uma lista de boas práticas nas redes sociais que certamente melhorarão seu SEO.

Vamos olhar mais de perto…

1. Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é quase sempre a resposta!

Especialmente quando se trata de SEO e redes sociais, conteúdo de alta qualidade está no cerne de qualquer estratégia.

Desenvolver uma forte estratégia de marketing de conteúdo permitirá que você fortaleça sua presença nas redes sociais, ao mesmo tempo em que melhora sua classificação.

Mas por que o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é o link entre o que você quer dizer e o que seus usuários estão interessados. Simples assim !

Uma das coisas mais importantes que os especialistas de SEO devem considerar para melhorar seus rankings é a otimização de conteúdo.

Se você escrever conteúdo bem otimizado em seu site que atenda as perguntas dos usuários, atenda suas necessidades e lhes forneça o valor que eles estão procurando, inevitavelmente, você melhorará seu desempenho em midias sociais e nos motores de busca.

Não se trata de palavras-chave, mas também de entender a intenção e as dúvidas do usuário,. e criar conteúdo que resolva suas consultas.

Publicar esse tipo de conteúdo em seu site e, em seguida compartilhá-lo em midias sociais, funcionará em conjunto para melhorar seu desempenho online amplamente.

Midias Sociais Ajudam SEO: Fato Ou Ficção ?

2. Aumente seu fãs nas redes sociais

Não é só sobre quantos fãs você tem, também é sobre o quão leais são para você.

Crescer o número de seguidores leais é um processo lento, porém eficaz, para influenciar como você classifica nos motores de busca.

Como você aumenta seus seguidores?

  • Mostre sua marca de forma consistente e exclusiva em todo o seu site, canais sociais e e-mail;
  • Publique artigos úteis e dicas úteis , em uma cadência regular;
  • Poste itens de discussão geral para gerar conversas diretas com seus clientes;
  • Fornecer valor aos seus usuários os engajará ao seu negócio e, consequentemente, aumentará o tráfego no site no processo.

Imagine que você tenha um site novo e que não esteja bem no ranking dos motores de busca.

A única maneira de os motores de busca testarem o comportamento do consumidor em relação a esta página web é através do tráfego que obtém de diferentes fontes on-line.

Seja a partir de plataformas de redes sociais, envios de e-mail ou qualquer outro recurso.

Assim, quanto mais tráfego qualificado você receber, mais credibilidade suas páginas da web ganharão com os motores de busca.

Aumentar o número de fãs nas suas redes sociais, naturalmente, aumentará o tráfego para o seu site, o que, por si só, influenciará o quanto os mecanismos de pesquisa passam a considerar seu conteúdo.

Nota: Um dos fatores de classificação mais importantes no algoritmo do Google são sinais comportamentais que incluem a taxa de cliques de seu site em pesquisas.

Quanto mais crível e reconhecível seja sua marca nas midias sociais, mais chances das pessoas clicarem em seu site em uma página de pesquisa.

3. Peça às pessoas que compartilhem seu conteúdo

Pode parecer uma métrica de vaidade, mas o número de compartilhamentos sociais que você tem em suas postagens contribuirá para a percepção da autoridade da sua marca.

Os motores de busca estão à procura de qualquer sinal de fontes externas que citem seu conteúdo e seu site para melhorar sua autoridade e classificar melhor seu conteúdo.

Então, se você conseguir que 10 pessoas compartilhem sua postagem, isso é bom.

Mas se você conseguir que 10.000 pessoas compartilhem, aí você tem algum poder de barganha!

Para resumir, “social é a forma como nosso trabalho é descoberto. O conteúdo que é verdadeiramente excepcional, único e útil pode ganhar uma tremenda conscientização através das midias sociais, e a ampliação social muitas vezes leva a gerar links, o que leva a grandes classificações. ” (Rand Fishkin – CEO/Co-Fundador, Moz)

Então, o que você acha. Os sinais das midias sociais realmente influenciam o SEO?

Finalizando :

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas midias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe essa postagem lhe ajudou !

Ficou curioso ? Leia mais sobre SEO e Marketing de Midias Sociais no nosso blog.

Se interessou sobre o assunto e procura uma Consultoria de Marketing Digital especializada em Micro, Pequenas e Médias Empresas para ajudá-lo ?

Entre em Contato Conosco que teremos prazer em ajudar sua empresa a ter mais vendas e lucros com o uso correto da Internet.

Deixe uma resposta