SEO

Nossas Ferramentas de SEO Favoritas Grátis

Nossas Ferramentas de SEO Favoritas Grátis
Nossas Ferramentas de SEO Favoritas Grátis
Nos ajude e Avalie Este Post:

Quando se trata de SEO, nada como ter suas ferramentas de SEO  favoritas sempre à mão.

Afinal, vira e mexe podemos nos deparar com alguns desafios, e ter a ferramenta certa por fazer a diferença.

A otimização de mecanismos de pesquisa deve ser um esforço contínuo para melhorar o ranking de pesquisas orgânicas de seu website, e encontrar novos caminhos para criar conteúdos que ajudem a expandir seu alcance de maneira significativa.

Afinal, falamos de tráfego livre? Quem não quer isso?

Mas muitas pessoas falam sobre SEO como se fosse uma coisa isolada da estratégia de marketing digital.

Muitas vezes ouvimos novos clientes procurando melhorar seu SEO ao migrar sites ou iniciar um novo site.

O problema é que se você está começando a falar sobre SEO nessas horas, você esperou demais.

Se você não está monitorando continuamente o seu site, você pode estar cometendo erros ou deixando as oportunidades escoarem pelos seus dedos.

É por isso que resolvi fazer uma lista de ferramentas gratuitas de SEO e as organizei nos diferentes casos de uso para cada uma delas.

Apesar das novas ferramentas pagas e gratuitas, que são lançadas todos os anos, sempre dedico um tempo para conhecer uma ferramenta e resistir à vontade de usar a * mais nova * e o * mais brilhante *, se eu não estiver convencido do valor dela.

Assim, este post não é apenas para profissionais de SEO. Muito pelo contrário

Normalmente, bem mais da metade das pessoas que trabalham com SEO nas empresas são responsáveis por mais do que apenas SEO.

E muitos dividem seu tempo entre Search Engine Optimization, Anúncios, Mídias Sociais, Analytics, etc.

Isso lembra você? Hehehehe.

Partindo desse princípio, saber quais ferramentas e quando usar pode lhe ajudar a manter seu tempo gerenciável, para que você possa lidar com essa grande lista de obrigações que você tem.

E se essas ferramentas forem grátis ou tiverem opção Freemium, melhor ainda !!

Assim, para lhe ajudar, aqui abaixo fiz um rápida sumário, para que você possa facilmente acessar as diferentes tipos de ferramentas de SEO, de acordo com o que servem. Bora lá ?

Minhas Ferramentas de SEO Favoritas Grátis

Monitoramento Contínuo

Mesmo que você não tenha uma equipe dedicada para SEO, é importante ficar por dentro das coisas.

Ao fazer um check-up de vez em quando, você pode ver como as páginas mais importantes estão classificadas, se há algum aumento de erros do website e se o volume de tráfego da pesquisa orgânica está melhorando.

 

Google Analytics

As chances são de que, se você estiver lendo este blog, você já usou ou pelo menos olhou para o Google Analytics antes, e se você não o fez, deverá fazê-lo o mais rápido possível.

Esta é uma das ferramentas de seo obrigatórias para todos os sites.

Os dados de SEO mais valiosos são aqueles que ajudam você a entender melhor seus visitantes e como eles interagem com seu site.

Nenhuma ferramenta gratuita fornece dados como o Google Analytics, e nem faz um trabalho melhor fornecendo dados que ajudam você a entender os números que mais importam.

Assim, o Google Analytics é a melhor ferramenta para entender seu tráfego orgânico. E também o não orgânico, mas esse fica para outro post.

Você pode usá-lo para monitorar seu desempenho de tráfego orgânico, e ele lhe permite que você compare o desempenho com e de algum período anterior.

Depois de perceber diferenças importantes no seu tráfego, você provavelmente desejará olhar outras ferramentas para descobrir o que está causando as alterações.

Vamos falar de prós e contras. O Google Analytics fornece dados agregados, históricos e coletados sobre seu website, como as pessoas chegaram lá e o que as pessoas fizeram em seu site.

A maioria das outras ferramentas vai depender de amostras e estimativas, e não fornecerá a última parte, como é o desempenho do seu tráfego orgânico no seu site.

No que se refere a desvantagens, o Google Analytics costumava oferecer nos dados granulares de palavras-chave sobre seus visitantes e como eles chegaram lá.

Mas esse tipo de detalhe, palavras-chave anexadas a sessões, não é mais fornecido dentro do Google Analytics. 🙁

 

Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta que ajuda você a visualizar como seu site pode aparecer nas pesquisas e ensina como influenciar diferentes elementos de aparência.

Esta ferramenta permite-lhe obter dados sobre as suas principais consultas de pesquisa, páginas, países, dispositivos e muito mais nos últimos 90 dias.

Ele também pode informá-lo sobre diferentes erros que ocorrem nos rastreamentos de sites e sugere diferentes melhorias em HTML.

Os dados do Google Search Console também estão disponíveis na interface do Google Analytics, mas não espere que isso corrija magicamente o problema de conectar palavras-chave aos usuários.

Podemos obter informações gerais, mas ainda não conseguimos ver quais palavras-chave geraram as conversões.

 

Bing Webmaster Tools (BWT)

Considerado o irmão negligenciado do Google Search Console, o Bing Webmaster Tools é uma das melhores ferramentas de seo.

Afinal, oferece uma ótima maneira de acompanhar como o seu site está trabalhando no Bing, que abriga mais de 20% do tráfego de pesquisa da Internet.

Porque ? Muitas pessoas compram computadores ou usam o da empresa e nem sempre mudam o mecanismo de pesquisa que vem nele. Simples assim !

Ele também oferece benefícios, fornecendo insights sobre rastreamento, indexação, otimização de palavras-chave na página e outros elementos que podem até afetar seu desempenho no Google.

 

SEMRush

Tem palavras-chave específicas nas quais você deseja ficar de olho nelas?

O SEMRush possui uma ferramenta de rastreamento de posição em sua interface gratuita, que permite que você acompanhe sua posição orgânica em até 10 palavras-chave e permite que você compare essas palavras-chave com seus concorrentes.

Essa definitivamente é uma das minhas ferramentas de SEO favoritas, tanto que eu tenho o plano pago. E pago com felicidade !

 

Google Data Studio

Esta nova ferramenta gratuita de relatórios do Google permite que você crie e compartilhe relatórios incríveis.

Uma das coisas mais benéficas do Data Studio é que você pode extrair dados de várias fontes diferentes, tornando-o um ponto único para todas as suas necessidades de relatórios de SEO.

Bom demais !

Otimização On Page (Na Página)

Resumindo, o objetivo da otimização On Page é selecionar frases que antecipem as perguntas e necessidades de seu público-alvo.

Em seguida, incorpore essas frases em seu site de uma maneira que indique aos mecanismos de pesquisa e usuários a relevância e a importância desses termos na página.

 

Screaming Frog’s SEO Spider Tool

O SEO Spider Tool é um rastreador de site e uma das ferramentas de seo mais incríveis.

Com ele, você pode obter dados críticos em cada URL.

Faça o download e navegue pelo programa.

Ele permitirá que você saiba coisas como quais páginas têm tags de título duplicadas e onde estão faltando tags importantes que ajudarão a indexar e rastrear o conteúdo de sua página.

Ah, você pode usar a ferramenta Spider para rastrear até 500 páginas com a versão gratuita.

 

Prever corretamente os movimentos futuros do seu oponente no xadrez é essencial para a vitória.

O mesmo pode ser dito para os profissionais de marketing em seu setor.

Saber onde o seu mercado está indo dá aos profissionais de marketing uma enorme vantagem.

Nisso, o Google Trends pode ajudar você !

O Google Trends mostra alterações no volume de pesquisa para diferentes tópicos, termos de pesquisa e entidades.

Dominar esta ferramenta pode manter seu conteúdo atualizado e um passo à frente da concorrência.

Para o marketing de busca, faz sentido analisar as alterações no comportamento das consulta de pesquisa para, por exemplo, produtos e serviços a serem lançados.

Até mesmo os blogueiros podem melhorar seus resultados, entendendo quais tópicos são tendências.

 

Google Keyword Planner

Em termos de ferramentas de SEO, Google Keyword Planner é o creme de la creme de ferramentas de pesquisa de palavras-chave.

Basta fornecer uma palavra-semente e sugestões de palavras-chave começarão a aparecer, junto com estimativas de pesquisas mensais médias.

Essa ferramenta fornece muitos sinônimos ou pesquisas semelhantes às palavras-chave iniciais que você fornece.

 

Moz Keyword Explorer

O Moz é um conjunto de ferramentas de inbound marketing  fáceis de usar.

Você ouvirá mais sobre o MOZ nesse post, porque é uma das melhores ferramentas de seo gratuita e você pode fazer muito com ela.

O Keyword Explorer (Explorador de palavras-chave) oferece informações sobre as oportunidades estimadas de SEO para palavras-chave diferentes.

Essa ferramenta difere do Planejador de palavras-chave porque ajuda a priorizar suas palavras-chave.

Ele usa uma métrica de prioridade que tenta calcular o custo de oportunidade de cada palavra-chave por meio de seu volume de pesquisa mensal e a força da concorrência para essa palavra-chave.

 

Keywordtool.io

Essa é uma das ferramentas de seo freemium, e é ótima se você quiser algo que seja rápido e simples de usar para obter uma tonelada de ideias de palavras-chave.

Um aspecto exclusivo dessa ferramenta é que você pode utilizá-la no Google, YouTube, Bing, Amazon e nas palavras-chave da App Store.

O Keywordtool.io é especialmente útil para palavras-chave de cauda longa que não são exibidas no Planejador de palavras-chave do Google devido ao baixo volume de pesquisas.

Outro grande recurso com essa ferramenta é que você pode filtrar por consultas de pesquisa que vêm em forma de perguntas para ajudar você a criar novas ideias de conteúdo!

Outra ferramenta muito semelhante ao Keywordtool.io é Ubersuggest, que é outra das ferramentas de seo favoritas aqui no escritório.

 

Wayback Machine

Todos nós tivemos nossas fases desajeitadas que iríamos quer esquecer já existiram.

A Wayback Machine permite que você reviva esses momentos do seu site, ou seja, essa a ferramenta é o arquivo histórico mais completo da internet.

Ele permite que você veja como um site costumava se parecer.

Assim, se uma página começar a cair no ranking orgânico ao longo de 6 meses, você poderá usar essa ferramenta para ver o conteúdo antigo que costumava estar na sua página!

 

Google & Bing Search Engines

Por mais óbvio que pareça, seria errado não incluí-los.

Os motores de busca Google e Bing são ferramentas de SEO muito úteis.

O domínio da funcionalidade do mecanismo de busca faz parte de se tornar mestre e dominar o SEO.

Com alguma mágica de pesquisa, você pode examinar conteúdo duplicado, verificar rankings de palavras-chave, analisar listagens de SERP e muito mais!

 

Auditoria Técnica

Aqui estão as ferramentas de seo que vão ajudá-lo, quando você está tentando descobrir o que nos “bastidores” do seu site não está funcionando.

Mesmo que o seu site esteja funcionando bem, pequenas coisas podem acontecer com o tempo, o que pode afetar seu desempenho em termos de SEO.

É uma boa ideia verificar o lado técnico do seu site a cada dois meses, mesmo que não haja alterações visíveis no seu tráfego orgânico.

É sempre melhor perceber e consertar seus problemas antes que eles se tornem um problema.

 

Screaming Frog’s Spider Tool

Sim, você viu essa ferramenta mais cedo aqui no post !

A ferramenta Spider do Screaming Frog não é apenas uma ótima ferramenta para encontrar problemas com o conteúdo da página, mas também é ótima para obter uma lista de problemas técnicos.

Ele pode ajudar a identificar links com erros 404 ou longas cadeias de redirecionamento, encontrar URLs que foram bloqueadas pelo seu arquivo robots.txt, além de ajudar você a gerar um sitemap XML.

A melhor parte é que você pode exportar uma lista deles e entregá-los a um desenvolvedor e deixá-lo resolver isso!

Alias, minhas desculpas a todos os desenvolvedores que estão lendo isso. 🙂

 

GTMetrix

Gerenciar a rapidez com que as velocidades de carregamento de sua página são uma das mais impactantes coisas que podem afetar o SEO, bem como o UX.

O GTMetrix é uma ferramenta para examinar a velocidade de carregamento de uma página e diagnosticar oportunidades de melhoria, para que você saiba como aperfeiçoar ainda mais o seu site.

Você pode até comparar o desempenho de velocidade com os concorrentes!

Existem muitas outras ferramentas de velocidade de página, mas o GTMetrix é uma das minhas favoritos, devido ao seu equilíbrio entre ser completo e fácil de usar.

Outras ferramentas que você pode achar úteis para isso são Pingdom e Google PageSpeed Insights.

 

Builtwith

Builtwith é uma das melhores ferramentas de seo para análise, pois informa qual tecnologia foi usada para criar o site.

Você pode descobrir qual CMS o site foi construído (entendeu?), quais análises foram implementadas no site e muito mais!

É uma ótima ferramenta para aqueles de vocês que estão fazendo o trabalho do cliente de SEO

Eles também têm uma extensão do Chrome para aqueles que preferem verificações rápidas.

 

Structured Data Testing Tool

Que tal começar a usar visão de raio-x ?

Essa próxima ferramenta do Google te dá uma maneira fácil de examinar o código de esquema na página, bem como marcas de esquema de teste.

Tudo o que você precisa fazer é fornecer a marcação ou o URL do site e mandar ver !

 

Redirect Path

O Redirect Path é uma extensão gratuita do Google Chrome que ajuda você a descobrir erros de cabeçalho e redirecionamento de HTTP, para que você possa passar mais tempo corrigindo os problemas, em vez de procurá-los.

Este pequeno plugin é mais útil quando você está olhando apenas algumas páginas.

Se você precisar de mais informações, sugiro usar a ferramenta Spider do Screaming Frog.

 

Google & Bing Search Engines

A maneira mais rápida de descobrir se você está tendo problemas de indexação é utilizando a função de pesquisa do site do Google ou Bing.

Ao pesquisar “site: trafegoevendas.com seo”, você pode ter certeza de que nosso domínio tem conteúdo indexado para SEO, estando ou não na primeira página de resultados.

 

Autoridade e Link Building

Cada site tem um elemento de autoridade oculta que é usado para determinar a confiabilidade e a reputação de um domínio.

A Moz criou uma classificação chamada Autoridade de Domínio, que tenta prever o nível de classificação de um site nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

Autoridade geralmente melhora quando aumenta o número de links para o seu site de outras fontes respeitáveis, bem como ter uma estrutura de linkagem interna adequada.

 

Moz Open Site Explorer (OSE) & MozBar

O Moz Open Site Explorer é uma das ferramentas de seo de análise de backlinks com métricas úteis.

Você pode facilmente usar essa ferramenta para comparar sua autoridade de domínio com a concorrência e encontrar o número de links externos para seu website.

O MozBar é uma barra de ferramentas do navegador que permite acessar rapidamente os principais recursos da Moz na página em que você está.

O SERP Overlay é parte do Mozbar e mostra as métricas do Open Site Explorer em resultados de pesquisa individuais.

 

Google & Bing Search Engines

Novamente, os motores de busca Google e Bing são úteis para todas os trabalhos e SEO.

Em termos de construção de links, eles são úteis para explorar novos contatos e vincular clientes em potencial.

Uma palavra de cautela, no entanto, a estrada à frente é difícil, o que exigirá tempo, paciência e construção de relacionamentos.

 

Como uma das ferramentas para 2018, é estranho que essa ferramenta seja tão antiga quanto é.

O problema é que é tão antiga que não suporta sistemas operacionais Mac.

A Xenu é uma das ferramentas de seo simples de verificação de links internos que ajuda a encontrar links quebrados em seu site.

Isso é importante porque você deseja garantir que a autoridade de página de uma página (esquisito né?) seja capaz de se espalhar para as outras páginas relacionadas.

 

Menções Honrosas

Claro que estas não são as únicas ferramentas que eu uso.

Há uma infinidade de opções para usar para melhorar seu SEO.

As ferramentas funcionam de maneira diferente de pessoa para pessoa, por isso é melhor encontrar o que funciona para você.

Aqui estão algumas outras ferramentas para você investigar:

  • O CopyScape permite que você insira um URL e saiba se há conteúdo duplicado em outro lugar na web;
  • O Firebug é uma extensão do Firefox para web developers e SEO técnico para ajudá-lo a inspecionar elementos de código, modelos de código ao vivo no navegador e muito mais;
  • Os Alertas do Google e o Talkwalker ajudam você a monitorar a Web em busca de novas menções à sua marca ou palavras-chave altamente desejadas.

 

Se você tem dinheiro e tempo, existem algumas ótimas ferramentas de SEO que valem a pena.

  • O Moz Pro é um conjunto de ferramentas de SEO multifacetado repleto de ferramentas úteis que não estão incluídas no seu arsenal gratuito. Além disso, você pode obter mais pesquisas e insights do que nas versões gratuitas das ferramentas;
  • A versão paga do Screaming Frog permite que você rastreie um número ilimitado de páginas da Web, o que permite que você apenas conecte o domínio de seu website e deixe a ferramenta rastrear todo o seu site. Ele também tem a capacidade de integrar o Search Console e o Google Analytics;
  • O SpyFu permite que você veja quais são as melhores palavras-chave do seu concorrente e quais elas estão definindo. É uma ótima ferramenta para entender onde seus concorrentes estão chegando nos motores de busca;
  • Supermetrics é uma ferramenta que permite integrar vários dados de marketing em um só lugar. Se você faz um monte de reportagens, esta é uma obrigação! Um bônus é que ele possui opções de integração com o Data Studio, o que torna a geração de relatórios muito mais fácil;
  • Sem Rush é uma ferramenta que eu uso para quase todos os tipos de análises no meu site e dos meus clientes. Não tenho nem palavras para descrever o quanto eu gosto e pago feliz.

 

Tem outra ferramenta gratuita de SEO para compartilhar?

Se você tem uma ferramenta de SEO GRATUITA que faz algo diferente ou melhor do que o que listei, informe-nos em um comentário detalhado abaixo! Gostaríamos de saber como você usa essa ferramenta e como ela poderia ajudar outras pessoas com desafios semelhantes.

 

Última Dica :

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas mídias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe ajudou esse post com Nossas Ferramentas de SEO Favoritas Grátis  !

Ficou curioso ? Leia mais sobre SEO no nosso blog.

Fonte: https://www.lunametrics.com/blog/2018/01/25/2018-favorite-free-seo-tools/

Rodolfo Sabino

Rodolfo Sabino, é CEO e co-fundador da Tráfego e Vendas, Palestrante, Professor de SEO na Impacta Tecnologia, Certificado em Inbound Marketing pela Hubspot, em SEO pela SEM Rush.

É especialista e Consultor em SEO, Marketing Digital (Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Automação de Vendas e Marketing) e Growth Hacking.

Deixe uma resposta