Mídias Sociais

Veja Como Funciona o Novo Algoritmo do Instagram

Veja Como Funciona o Novo Algoritmo do Instagram
Veja Como Funciona o Novo Algoritmo do Instagram
5 (100%) 2 votes

O novo algoritmo do Instagram finalmente chegou, e resolvemos aqui na Tráfego e Vendas explicar como o algoritmo escolhe quais fotos e vídeos aparecem no seu feed.

Como todos sabemos, no início deste ano, o Instagram anunciou que atualizaria o algoritmo do Instagram para torná-lo mais cronológico e “mais atual”.

Agora, finalmente, eles estão permitindo que todos saibam exatamente como o algoritmo do Instagram funciona, e mostram pela primeira vez os rumores sobre os perfis de negócios do Instagram e o Instagram “shadowban”.

Veja o que descobrimos, após algumas análises:

Índice:

Seu feed do Instagram é personalizado para você e baseado no que você curte (literalmente)

Seu feed do Instagram não é baseado apenas em quem você segue, também é baseado em quem e o que você curte.

De acordo com o TechCrunch ( que estava na sala com o lead de produto do Instagram enquanto ele falava), “o Instagram depende do aprendizado de máquina com base no seu comportamento anterior para criar um feed exclusivo para todos. Mesmo que você siga exatamente as mesmas contas de outra pessoa, você receberá um feed personalizado com base em como você interage com essas contas. ”

Então o que exatamente isso significa?

Há uma razão para que todas as postagens de algumas pessoas estejam sempre perto do topo do meu feed. Eu sou fã dessas pessoas, e eu sempre gosto tanto dos posts deles quanto dos posts sobre essas pessoas, então o Instagram sabe que eu realmente quero ver as postagens delas.

Mas enquanto alguns dos meus amigos seguem essas mesmas pessoas, eles não são todos fãs delas, e se eles não estão engajados com o conteúdo delas frequentemente, então as postagens delas provavelmente aparecerão bem menos em seus feeds.

O objetivo principal do Instagram é ajudar você a ver o conteúdo de seus “amigos e familiares” e, com o algoritmo, eles dizem que agora as pessoas veem 90% das postagens de seus amigos e familiares, em vez de 50% quando era o feed cronológico.

O fator chave aqui é o que e como o Instagram determina quem se enquadra na sua categoria de “amigos e família”.

Pessoalmente, tenho certeza que o Instagram acha que algumas das pessoas que eu curto são na verdade minha família, mas caramba, é assim que eu gosto do meu feed. Hehehehe.

Como o Algoritmo Instagram funciona?

O algoritmo do Instagram tenta prever quais fotos e vídeos são os mais importantes para você e usa três fatores principais para determinar isso: interesse, oportunidade e relacionamento.

Veja Como Funciona o Novo Algoritmo do Instagram
O líder de produto do Instagram, Julian Gutman, explica o algoritmo via TechCrunch

Os 3 Fatores Mais Importantes para o Algoritmo Instagram:

Interesse # 1: Este é o Instagram prevendo quanto você vai se preocupar com uma postagem.

Quanto mais eles acharem que você vai gostar dessa postagem, mais alta ela aparecerá no seu feed.

Isso é baseado em “comportamento passado em conteúdo semelhante e potencialmente a visão da máquina analisando o conteúdo real do post”.

Pense nisso como a página do Instagram Explorer: uma vez que você gosta de um vídeo de animais, toda a sua página do Instagram Explorer estará cheia de vídeos de animais.

Se alguém no seu feed postar um vídeo de animais, o Instagram também vai achar que você vai gostar disso.

# 2 Oportunidade: há quanto tempo esta foto foi postada? O novo algoritmo do Instagram priorizará as postagens recentes, e esperamos que você veja menos postagens feitas há mais de uma semana.

Parece que o Instagram está começando a se importar muito mais com quando você postou, em vez de apenas o conteúdo ou engajamento no post.

Isso foi criado por conta dos feriados do ano passado, quando muitas pessoas ainda estavam vendo as mensagens de Natal, mesmo tendo passado o Ano Novo.

# 3 Relacionamento: como você conhece essa pessoa? Se você comentar sobre muitas fotos de alguém ou se for marcado em fotos com elas, isso sinaliza para o Instagram que elas provavelmente se encaixam na categoria “amigos e família”.

Parece que você nunca viu as fotos de alguém no seu feed? Comece a comentar suas fotos!

Dica: convém incentivar seus seguidores a marcar você nas postagens, isso vai ajudar você a aparecer com mais frequência em seus feeds.

Não temos certeza se isso realmente funcionará, mas temos a sensação de que vai.

Outros fatores que influenciam o novo Algoritmo do Instagram:

Enquanto esses são os 3 melhores, o Instagram tem outros fatores que afetam o que é mais importante no algoritmo.

# 4 Frequência: com que frequência você abre o aplicativo do Instagram? Se você for uma pessoa que rola o feed frequentemente, seu feed parecerá mais “cronológico”, já que o Instagram tenta “mostrar os melhores posts desde sua última visita”.

Se você verificar o aplicativo do Instagram com menos frequência, seu feed será classificado de acordo com o que o Instagram acha que você mais gosta, em vez de cronologicamente.

# 5 Seguidor: quantas pessoas você segue no Instagram? Se você segue um monte de gente, o Instagram tem mais opções para escolher, então você provavelmente não verá todas as postagens de todas as contas.

Dica: se você acha que seu feed não mostra as contas que deseja ver, talvez seja uma boa hora para descurtir alguns perfis. Ou agora você pode também começar a ignorar algumas contas do Instagram.

# 6 Uso: se você passa muito tempo no Instagram, verá mais postagens, já que o Instagram “aprofunda seu catálogo”.

Se você gastar apenas alguns minutos no aplicativo todos os dias, receberá apenas os destaques do algoritmo.

Além de esclarecer como funciona o algoritmo deles, o Instagram também abordou algumas questões e rumores comuns. Veja o que eles disseram:

O feed cronológico do Instagram está voltando?

Não, não está.

Alguns meses atrás, o Instagram estava testando um botão de “novas postagens”, mas parece que eles descartaram isso agora.

De acordo com o TechCrunch, o Instagram “não quer adicionar mais complexidade” porque os usuários podem esquecer qual feed eles estão configurados.

Dito isso, eles disseram que “o Instagram não oculta postagens no feed, e você verá tudo postado por todos que seguir, se continuar rolando”.

Se eu mudar para um perfil de negócios no Instagram, meus posts terão menos alcance no novo algoritmo?

Não. “O Instagram não oferece uma presença extra de feed para contas pessoais ou contas de negócios, por isso, a mudança não ajuda nem aumenta ou diminui seu alcance.”

Se eu postar um vídeo, ele terá um melhor desempenho no algoritmo do Instagram?

Não mais.

Embora isso possa ter sido verdade no passado, quando os vídeos eram uma coisa nova no Instagram, “o ranking de feeds não favorece o formato de foto ou vídeo universalmente”.

Dito isso, como os feeds das pessoas são baseados no que eles interagem, se você não assistir a vídeos no Instagram, poderá ver menos deles.

O uso de novos recursos do Instagram ajuda suas postagens a terem um melhor desempenho no algoritmo do Instagram?

Não, usar o Instagram Stories ou o Instagram Live não ajuda mais suas postagens no feed.

De acordo com Recode, um designer de produto do Instagram disse que “não favorecemos contas que usam partes diferentes do aplicativo mais do que outras. A única maneira de melhorar seu conteúdo é produzir um ótimo conteúdo. ”

Nota do editor: algumas dessas respostas são contraditórias com o que outros funcionários do Instagram disseram no passado. Dito isso, achamos que é melhor confiar nas últimas notícias, pois foi tudo registrado com e por jornalistas de tecnologia confiáveis.

Publicar muito prejudica seu desempenho no algoritmo do Instagram?

Não prejudicará sua conta, mas se você postar três vezes seguidas, provavelmente haverá conteúdo de outras pessoas entre suas postagens.

Dito isso, “o Instagram não desvia usuários para postagens com muita frequência ou para outros comportamentos específicos”, para que você possa tentar encontrar sua melhor frequência de postagem sem arriscar sua conta. Bom isso ! Basta você testar até encontra a sua frequência ideal, sem prejudicar sua conta.

E quanto ao Instagram shadowban*? Posso usar as hashtags do Instagram para que minhas postagens não apareçam?

Hora de ouvir uma palavra oficial: “o shadowbanning* não é uma coisa real”.

Um ano atrás, muitas contas do Instagram foram afetadas por um misterioso “bug” no aplicativo Instagram, que efetivamente baniu mensagens se usassem as mesmas hashtags repetidamente, o que o Instagram classificou como comportamento de “spam”.

No entanto, isso não é mais o caso.

O Instagram diz que “não esconde o conteúdo das pessoas por postar muitas hashtags ou outras ações”, então agora é uma boa hora para atualizar sua estratégia de hashtag do Instagram.

Agora que você sabe como o novo algoritmo do Instagram funciona, é hora de se envolver com as outras mudanças e novos recursos em breve no Instagram.

PS.: Instagram shadowban ou Proibição de sombra – Isto representa uma diminuição acentuada nas visualizações da sua conta Instagram causada pela rede que coloca limites na sua conta. Especificamente, quando está sob a proibição de sombra “shadow ban” a sua conta Instagram aparenta estar normal: as suas publicações são visiveis e os assinantes não são excluídos. No entanto, as interações da sua conta Imstagram e as estatísticas são reduzidas a metade ou ainda menos.

Finalizando :

Compartilhe esse posts se você gostou, siga nossas midias sociais para receber mais conteúdo relevante e deixe abaixo seu comentário, sua pergunta e diga se lhe essa postagem lhe ajudou !

Ficou curioso ? Leia mais sobre  Midias Sociais no nosso blog.

Se interessou sobre o assunto e procura uma Consultoria de Marketing Digital com foco em Micro, Pequenas e Médias Empresas para ajudá-lo ?

Entre em Contato Conosco que teremos prazer em ajudar sua empresa a ter mais vendas e lucros com o uso correto da Internet.

Rodolfo Sabino, é CEO e co-fundador da Tráfego e Vendas, Palestrante, Professor de SEO na Impacta Tecnologia, Certificado em Inbound Marketing pela Hubspot, em SEO pela SEM Rush.

É especialista e Consultor em SEO, Marketing Digital (Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Automação de Vendas e Marketing) e Growth Hacking.

Deixe uma resposta